quinta-feira, 20 de março de 2008

São Apenas Máscaras...

Deixo aqui um texto que fiz há algum tempo atrás... mas que acredito que esteja sempre actual...

Há uma história, que neste momento não me lembro exactamente dos pormenores, mas que reporta a um palhaço cuja mulher e o filho faleceram num acident e que apesar da sua dor e do seu desespero não podia parar e tinha que continuar a fazer rir as pessoas a sua volta... apesar de no seu interior estar a chorar... (obrigado pela história lena :D)

Esta história serve de introdução ao que eu hoje vou escrever que diz respeito a algo que todos nós utilizamos pelos mais variados motivos... As máscaras...
O que é uma máscara afinal? várias são as definições, mas a primeira palavra que nos surge associada é "Carnaval"! Mas a utilização destas máscaras (como objectos físicos) não se restringe a esta época e é, também, utilizada com fins religiosos, rituais de passagem em diversas tribos, disfarce, interacçao com dança, etc etc.
As máscaras a que me refiro são aquelas que não são adereços físicos mas sim um meio de disfarce que todos nós utilizamos, à semelhança do palhaço da história supracitada.
Procuramos constantemente disfarçar o que sentimos, o que queremos, o que pretendemos atingir, de quem gostamos, e para isso usamos máscaras que nos tornam "mais aceitáveis".

Esta máscara de que falo tem como função a nossa defesa, a nossa segurança, a nossa inclusão e a ilusão de quem está à nossa frente.
Mas porque as utilizamos?... RESPOSTA UNICA: MEDO!!!!
Medo da rejeição... meramente isto! Quem pode dizer que nunca utilizou máscaras? NINGUEM... porque se houver alguem, É MENTIROSO (e esse alguém já utiliza uma máscara por medo de parecer vulnerável e cínico)
Mas não é negativo utilizarmos esta máscara, não nos podemos expor a 100%, torna-nos fracos... vulneráveis... o que é negativo é haver gente que se contenta com a máscara que lhe é oferecida... e não vai além disso... gente que não se preocupa em saber o que está por trás dessa fachada sorridente e alegre... dessa fachada arrogante... ou simplesmente daquilo que é meramente fachada...
Há muito mais atras daquilo que nos é apresentado em cada momento, atrás de cada sorriso, atrás de cada lágrima, atrás de cada amuo, atrás de cada euforia.
há muito mais atrás de tudo que nos aparece... e daquilo que parece!!

Assim sendo, o importante é ir sempre mais longe, mais além, mais fundo... Arranhar a superfície não é nada!

Como encontrei em soukha.blogspot.com

Cada rosto é uma máscara.

Cada forma é uma máscara.

Para além da forma, para além dos rostos (e máscaras) reside o genuíno, o incorruptível e eterno.


4 comentários:

Anónimo disse...

o sr tulhustre sabe o k penso a cerca deste texto.. ou n seriam estas linhas um pouco o reflexo dakelas maratonas de conversa no msn durante as ferias de natal.. um dos meus textos favoritos sem duvida.."uma mentira chamada natal" tb ta mt bom e axo k embora fora de época s adequa a 100% á temática do blog.. :D continue com o bom trabalho..

Anónimo disse...

"Amar eficazmente a alguém é recusar-se a aceitar a sua caricatura. Rasgar todas as máscaras é a condição para que apareça a verdadeira face humana, no esplendor de sua verdade."

Anónimo disse...

sim senhor. vi e gostei d tds.
realmente o natal é qd s ker e n so no dia 25 de dezembro...e mascaras tds nós utilizamos,mtas vezes por medo d enfrentar uma realidade q nos foge por entre os dedos..
bjs helena

Anónimo disse...

bom texto...apenas acrescento que muitas vezes as máscaras que usamos servem também, e principalmente, para que quando nos olhamos ao espelho vejamos aquilo que queremos ver e não o que realmente somos. essas máscaras são perigosas...
beijo bom...Gi